O que é cirurgia robótica

A união entre humanos e máquinas, no campo da medicina, não é tão recente quanto se imagina. Documentos históricos apontam que, desde 1985, quando houve o primeiro procedimento cirúrgico realizado com auxílio de um robô, o sistema robótico vem amparando a medicina em cirurgias minimamente invasivas.

Desde então, essa prática foi se popularizando, se modernizando e se multiplicando por salas cirúrgicas de todo o mundo. Mas, afinal, o que é cirurgia robótica?

Também conhecida como cirurgias robô-assistidas, a cirurgia robótica é um procedimento através do qual o médico-cirurgião manuseia um robô para fazer reconstruções, ressecções ou incisões da forma menos invasiva possível.

As máquinas, ou braços robóticos, auxiliam o cirurgião, de forma a conceder uma visão ampliada, o que facilita na realização de intervenções complexas, já que permite que o cirurgião veja os órgãos em high definition, dando maior precisão aos movimentos.

 

Por ser minimamente invasiva, a cirurgia robótica apresenta diversos benefícios. Entre eles, temos a menor probabilidade de danos, curto tempo de internação, menores cicatrizes e, sem falar que, nesses casos, o tempo de recuperação é mais rápido.

O auxílio robótico é utilizado em cirurgia de diversas áreas da medicina, mas consolidou-se mesmo no campo da urologia. Cirurgias de rim, bexiga, hernioplastia inguinal, câncer de testículo, câncer de próstata, entre outros são beneficiadas por essa tecnologia.

Está precisando passar por uma cirurgia robótica? Estou à disposição para sanar dúvidas e conversar mais sobre o procedimento. Entre em contato por meio dos meus diversos canais de atendimento. Aguardo você.

_