A doença de Peyronie, é definida como uma tortuosidade peniana, que pode acontecer para qualquer um dos sentidos, e que provoca grandes problemas na vida sexual do homem.

Quais são as causas da doença de Peyronie?

A causa ainda não é completamente conhecida, porém as principais suspeitas são de que ocorrem microtraumas na túnica albugínea, que é um tecido que envolve o corpo cavernoso do pênis dos homens (FIGURA). Essas pequenas lesões acabam levando a formação de uma placa fibrosa que, durante a ereção, provoca uma deformidade no pênis, dificultando o ato sexual.

Quais são os sintomas da Doença de Peyronie?

Os sintomas são divididos em duas fases:

1. Aguda
    • Geralmente dura de 6-18m
    • Caracterizada por dor, formação do nódulo e da curvatura
  2. Crônica
    • Mínima ou nenhuma dor
    • Estabilização da curvatura e no tamanho da placa.
    • Pode existir disfunção erétil associada

Como sei se tenho a doença de Peyronie?

O diagnóstico é feito através da história clínica do paciente, com os sintomas referidos, principalmente a curvatura peniana, com dificuldade de penetrar.

Durante o exame o médico deve palpar o pênis em buscas das placas, com a mensuração do tamanho da mesma e do comprimento peniano.

O ideal é o médico examinar a ereção do paciente. Isso pode ser feito através de fotografias retiradas pelo paciente ou através de ereção induzida por medicações durante consulta médica.

Existem remédios para doença de Peyronie?

O tratamento clínico é muito controverso. Na fase aguda, podemos tentar o efeito químico das medicações com efeito mecânica da tração peniana. Dentre as medicações possíveis de serem usadas estão a pentoxifilina, vitamina E e colchicina. Porém a falta de evidência nos faz pensar se vale a pena o custo x benefício.

A injeção de substâncias dentro da lesão parece ter resultados mais promissores. Já os tratamentos com ondas de choquem podem atuar no controle da dor na fase aguda.

A tração peniana, com dispositivos próprios, pode ajudar a reduzir a curvatura.

A cirurgia para correção da doença de Peyronie é efetiva? É verdade que diminui o tamanho do pênis?

O objetivo da cirurgia é corrigir a curvatura e permitir o ato sexual. Esta só deve ser indicada após 3-6 meses de doença estável, sob risco de recorrência.

A depender do grau de curvatura e comprimento peniano podemos optar por técnicas de plicatura ou de excisão da placa com enxerto. Esta última, apesar de ser chamada por técnica de alongamento peniano, também pode trazer encurtamento peniano, porém em menor grau que a plicatura. Se houver importante disfunção erétil, pode ser optado por colocação de prótese peniana, que já contribui na correção da curvatura.