A litíase ou cálculo renal, popularmente conhecida como “pedra nos rins” é um problema extremamente prevalente, acometendo de certa de 5-10% da população em algum momento da vida.

Os hábitos de vida moderno, com alimentação baseada em industrializados, embutidos e com escassez em fibras contribui para o aumento dessa incidência e preocupa a ponto de tornar a litíase um problema de saúde pública, com consequencias potencialmente graves para saúde do indivíduo.

Essa patologia ocorre mais comumente em homens (2:1) com idade entre 20 e 40 anos, mas pode também afetar indivíduos de qualquer idade, e os cálculos associados à infecção do trato urinário são mais frequentes em mulheres.

A formação dos cálculos urinários é o resultado de um processo complexo e multifatorial, evidenciando fatores constitucionais, ambientais e genéticos, dentre eles podemos dividir em 3 pilares:

1. Excesso de soluto ou falta de água:
    • Os solutos são as substâncias formadoras do cálculo. Dentre elas as principais são o oxalato, cálcio, fosfato e o ácido úrico. Quando concentrados na urina, aumentam a sua precipitação. Isso se assemelha a um copo de água que vamos adicionando sal: até certo ponto a água dissolve e, a partir daí, começa a acumular no fundo.
  2. Estase urinária:
    • Estase urinária é quando a urina fica parada. Isso ocorre em obstruções do trato urinário ou quando o paciente retém a urina por tempo maior que o desejado. Isso também facilita a precipitação de cristais e cálculos.
  3. Falta de inibidores:
    • Algumas substâncias inibem a formação da litíase. Dessa forma a sua falta também pode ser um causador das “pedras”. Dentre os inibidores o principal é o citrato, presente nos sucos cítricos.

Entendo isso podemos responder algumas das perguntas mais frequêntes:

Quais são os principais vilões na formação dos cálculos?

Listaria 3 principais vilões:

1. Baixa ingesta de água
  2. Consumo excessivo de sal
  3. Consumo excessivo de proteínas (ricos em ácido úrico)

Quais são os principais sintomas do cálculo na via urinária?

O cálculo pode se encontrar em qualquer local da via urinária e os seus sintomas dependem muito desse fator:

Rins: se muito pequenos não costumam causar dor, exceto se provocar infecções urinárias, podendo causar dores lombares ou sintomas miccionais com ardor, sangramento ou aumento da frequência.

Ureter: como o ureter é um canal muito fino, um cálculo impactado ai pode causar obstrução com dilatação do sistema urinário, causando intensa dor lombar – a famosa cólica renal – e os mesmos sintomas prévios.

Bexiga: na bexiga os cálculos podem causar sintomas miccionais e infecção. Podem ainda gerar um jato cortado, pois a depender do tamanho, ela pode causar obstrução na saída de urina da bexiga.

Como sei que estou com cálculos?

Diante da suspeita o urologista deve solicitar a confirmação através de exames de imagem. O principal e mais preciso deles é a tomografia, porém o ultrassom já pode mostrar indícios ou até mesmo os próprios cálculos.

Como devo tratar meus cálculos? É urgente? É cirúrgico?

O tratamento do cálculo pode ser dividido em dois grupos:

1. prevenção de novos cálculos: uma vez já tendo histórico de pedras nos rins, o paciente deve procurar investigar se existe alguma causa metabólica para a formação delas e se há alguma medida para prevenir. Primeiro passo é a mudança de hábitos alimentares e estilo de vida. Podem ainda existir a necessidade de usar medicamentos para inibir a formação de pedras.
  2. tratamento da litíase já existente: uma vez já formado, o cálculo não mais consegue ser dissolvido com água ou medicações. O que deve ser feito depende do local e do tamanho da mesma. Graças ao avanço tecnológico, o que antigamente precisava ser feito com grandes incisões, hoje fica resumido, na maioria dos casos, a tratamentos endoscópicos, pela uretra, sem cortes, com uso de laser (ureterorrenolitotripsia a laser). Essa via de tratamento é segura e com rápida recuperação, com alta ainda no mesmo dia.

O que pode acontecer se não tratar?

Sem tratamento o cálculo só tende a crescer e provocar dor, infecção, podendo inclusive levar a perda da função do rim.

Se você tem algum desses sintomas ou, durante algum exame de rotina, teve o diagnóstico de litíase renal, procure um urologista de confiança e veja a necessidade de algum tipo de tratamento!